Direito de Família na Mídia
MPRN participa de capacitação dos conselheiros tutelares
20/01/2016 Fonte: MPRN
Novos membros dos Conselhos Tutelares de Mossoró e de Serra do Mel foram o público-alvo do curso ministrado em duas etapas
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) participou da segunda parte do curso de capacitação introdutória para os novos membros dos Conselhos Tutelares da Comarca de Mossoró, que teve início na segunda-feira (11) e foi encerrado nesta sexta-feira (15), na Biblioteca Municipal Ney Pontes.
O curso teve como público-alvo os conselheiros eleitos no pleito de 4 de outubro de 2015, na condição de titulares e suplentes, dos municípios de Mossoró e de Serra do Mel para o mandato 2016-2020. A primeira fase da capacitação foi realizada entre os dias 14 e 18 de dezembro do ano passado e também contou com o apoio do MPRN.
O curso foi ministrado por atores locais da assistência social, saúde, educação, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). A atuação do MPRN ocorreu por meio das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude, da Família e da Educação; Núcleo de Apoio Técnico Especializado (Nate); Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf); Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa da Infância, Juventude e Família (Caopij) e Núcleo de Justiça Restaurativa de Natal.
Na manhã desta sexta-feira (15), a capacitação contou com a presença do 12º promotor de Justiça de Defesa da Infância e Juventude, Sasha Alves do Amaral, que participou expondo e debatendo sobre o tópico “Gestão da informação por parte do Conselho Tutelar: referência e contrarreferência no atendimento à criança e ao adolescente”.
Para o promotor, o treinamento foi satisfatório. “Estou muito feliz com os resultados, pois reforçam a necessidade de, cada vez mais, nos articularmos com a rede para termos sucesso na garantia de direitos de nossa população”, avaliou. Sasha Alves ressaltou também que o Conselho Tutelar é uma das prioridades da 12ª Promotoria de Justiça da Comarca de Mossoró em 2016 e que a capacitação dos conselheiros é só o primeiro passo.
Durante a capacitação, também foram abordadas outras questões pertinentes à estrutura e ao funcionamento do Conselho Tutelar, como: gestão de equipes; acolhimento institucional; violência contra a criança; práticas restaurativas; contexto familiar e comunitário; paternidade responsável, entre outras.
Detalhes
Categoria: Portal - Notícias
Publicado: 15 Janeiro 2016